Aos namorados

12/06/2012 09:09

Dois belos textos de dois mestres da nossa poesia. O do Drumond é de arrepiar!

Namorado

Carlos Drumond de Andrade

 

Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si
mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namorado
de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, de saliva,
lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia.

Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão é fácil.
Mas namorado, mesmo, é muito difícil.

Namorado não precisa ser o mais bonito, mas aquele a quem se quer
proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio e quase
desmaia pedindo proteção. A proteção dele não precisa ser parruda,
decidida, ou bandoleira: basta um olhar de compreensão ou mesmo de
aflição.

Quem não tem namorado não é quem não tem um amor: é quem não sabe o
gosto de namorar. Se você tem três pretendentes, dois paqueras, um
envolvimento e dois amantes, mesmo assim pode não ter namorado.

Nao tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema sessão das duas,
medo do pai, sanduíche de padaria ou drible no trabalho. Não tem
namorado quem transa sem carinho, quem se acaricia sem vontade de virar
sorvete ou lagartixa e quem ama sem alegria. Não tem namorado quem faz
pactos de amor apenas com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a
felicidade ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de durar.

Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas; de carinho
escondido na hora que passa o filme; de flor catada no muro e entregue
de repente; de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico
Buarque lida bem devagar; de gargalhada quando fala junto ou descobre a
meia rasgada; de ânsia de viajar junto para a Escócia ou mesmo de metrô,
bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário.

Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, fazer sesta
abraçado, fazer compra junto. Não tem namorado quem não gosta de falar
do próprio amor, nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro
dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor. Não
tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai
com ela para parques, fliperamas, beira d'água, show do Milton
Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos ou musical na Metro.

Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica
livros, quem não recorta artigos, quem não chateia com o fato de o seu
bem ser paquerado. Não tem namorado quem ama sem gostar; quem gosta sem
curtir; quem curte sem aprofundar. Não tem namorado quem nunca sentiu o
gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada ou
meio-dia de sol em plena praia cheia de rivais. Não tem namorado quem
ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de
obrigaçoes; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele. Não tem
namorado quem confunde solidão com ficar sozinho. Nao tem namorado quem
não fala sozinho, nao ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo.

Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e você
vive pesando duzentos quilos de grilos e medos, ponha a saia mais leve,
aquela de chita e passeie de mãos dadas com o ar.

Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com leves fricçoes
de esperança. De alma escovada e coraçao estouvado, saia do quintal de
si mesmo e descubra o próprio jardim.

Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo de sua
janela.

Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de
fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu
descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante
a dizer frases sutis e palavras de galanteria.

Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho
necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido.
Enlou-cresça. 

 

Certezas

Mário Quintana

Não quero alguém que morra de amor por mim…

Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando.
Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo,
quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade.
Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim…
Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível…
E que esse momento será inesquecível..
Só quero que meu sentimento seja valorizado.
Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre…
E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor.
Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém…
e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos,
que faço falta quando não estou por perto.
Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras,
alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho…
Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons
sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente
importa, que é meu sentimento… e não brinque com ele.
E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca
cresça, para que eu seja sempre eu mesmo.
Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter
forças suficientes para mostrar a ele que o amor existe…
Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem humildade e paz.
Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia,
e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos,
talvez obterei êxito e serei plenamente feliz.
Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas…
Que a esperança nunca me pareça um “não” que a gente teima em maquiá-lo de verde e entendê-lo como “sim”.
Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder
dizer a alguém o quanto ele é especial e importante pra mim,
sem ter de me preocupar com terceiros…
Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.
Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão…
Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas,
que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim…
e que valeu a pena.

Arte e Cultura

21/11/2015 13:46
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Por Landim Neto Nina Simone teve sua vida...
28/09/2015 05:15
Por Landim Neto* Circula pelas redes sociais um vídeo onde "Carro Velho", apresentado como...
13/02/2015 10:08
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Da Redação Listas de bons filmes pode-se...
11/02/2015 19:35
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Da Redação Uma seleção de grandes clássicos do...
07/03/2013 09:00
Da Redação O tempo passa e parece que, com isso, muitas canções fazem é se revigorar. Veja lista...
10/02/2013 19:49
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Por Landim Neto*      ...
08/02/2013 14:04
Da Redação Para quem gosta das belas e tradicionais marchinhas de carnaval, eis uma ótima seleção:
23/12/2012 17:27
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); (adsbygoogle = window.adsbygoogle ||...
14/06/2012 08:21
Por Landim Neto* Leila Diniz morreu aos 27 anos, em 14 de junho de 1972. Polêmica,...
12/06/2012 09:09
Dois belos textos de dois mestres da nossa poesia. O do Drumond é de...
26/05/2012 20:28
Do inventivo e inquieto Genival Lacerda ao genial Chico Buarque, passando pelos rotulados mesmo de...
12/03/2012 08:29
Está aberta para visitação, até 21 de abril, a exposição “Guerra e Paz”, que reúne dois painéis...
02/03/2012 13:50
Da Redação. No próximo sábado (03.03) haverá a Festa da Mobilização "Queremos Los Hermanos em...
31/01/2012 11:40
Pré-estreia À beira do abismo Ação - Uma tentativa de suicídio serve para despistar as...
24/12/2011 09:27
Da Redação. Selecionamos dez. Natal com acordeon, cavaquinho, rock, clássico... Tem até uma...
14/12/2011 11:38
Quando Ana Carolina não está nos palcos, na turnê que deu origem ao discoEnsaio das...
14/12/2011 11:33
  O site Rara.com lançará um novo sistema de música online, visando ampliar o...
14/12/2011 11:24
  O Artista, um filme em preto e branco sobre Hollywood, o drama Os Descendentes, o...
09/12/2011 14:55
Veja trailers mais abaixo! Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 Após seu casamento, Bella e...
08/12/2011 17:25
Da Redação. Diego Rivera foi um dos mais polêmicos artistas do seu tempo. Muralista, ateu,...
Itens: 1 - 20 de 39
1 | 2 >>

Envie e-mail

by FeedBurner