O ter e o não ter no belíssimo canto e piano de Nina Simone

21/11/2015 13:46
Por Landim Neto

Nina Simone teve sua vida marcada pela violência segregacionista norte-americana das décadas de 50 e 60 do século XX. Vítima de preconceitos, dedicou-se a denunciar com sua bela voz e piano os horrores do racismo e da discriminação social. Perseguida por seu ativismo em defesa dos direitos civis, foi reprovada injustamente em um teste na Universidade de Música Curtis e não pôde realizar o desejo de ser a primeira negra a receber o título de pianista clássica. Mas nunca se abateu e ofertou ao mundo maravilhas como Ain't Got No (Não tenho), que você pode relembrar agora.

Nina Simone - Ain't Got No (Não tenho)  Tradução livre

Não tenho casa / não tenho sapatos  / Não tenho dinheiro / não tenho classe
Não tenho saias / não tenho casacos / Não tenho perfume / não tenho amor
Não tenho  fé / não tenho cultura / Não tenho  mãe / não tenho pai
Não tenho irmão / não tenho filhos / Não tenho tias / não tenho tios
Não tenho amor / não tenho mente  / Não tenho país / não tenho escolaridade
Não tenho amigos / não tenho nada / Não tenho água  / não tenho ar
Não tenho cigarros / não tenho frango  / Eu não tenho / não tenho água
Não tenho amor / Não tenho ar / Não tenho Deus / Não tenho vinho
Não tenho dinheiro / Não tenho fé / Não tenho Deus / não tenho amor
Então, o que eu tenho? / Por que mesmo eu estou viva? / Sim, inferno, o que eu tenho?
Ninguém pode tomar / Tenho meu cabelo / tenho minha cabeça
Tenho meu cérebro / tenho minhas orelhas / Tenho meus olhos / tenho meu nariz
Tenho minha boca / Eu tenho, tenho a mim mesma / Tenho meus braços / minhas mãos
Tenho meus dedos / minhas pernas / Tenho meus pés e meu ouvido
Tenho meu fígado / Eu tenho uma vida
Eu tenho vidas / Tenho dores de cabeça e de dente
Eu tenho horas ruins, assim como você
Eu tenho o meu sorriso / Eu tenho a minha língua, meu queixo
Meu pescoço e meus seios / Meu coração, minha alma
E minhas costas / Tenho meu sexo / Tenho meu sangue
Eu tenho uma vida / Eu tenho minha liberdade
Eu tenho a vida

Envie e-mail

by FeedBurner