Cinquenta grandes clássicos da música brasileira

10/02/2013 19:49
Por Landim Neto*       Imagem: flick Senado

Ver vídeos com as músicas no final da matéria. Para o teórico marxista Dermerval Saviani, em sua obra Pedagogia Histórico-crítica, 2003: "Clássico é, em verdade, o que resistiu ao tempo". Sob esse aspecto, a música brasileira é riquíssima em canções que atravessam décadas e se mantêm como essenciais, mesmo quando apenas dentro do gênero que se enquadrem ou são enquadradas. E não importa se suas melodias são "ricas" ou "pobres". Ou se suas letras são "medíocres" ou "refinadas". O que vale é que, quando tocadas, há um amplo reconhecimento de que não caducaram. Adquiriram na verdade, e recorrendo novamente ao mestre Saviani, um "caráter permanente". São, assim, clássicos. E no sentido mais apurado do termo.

"No toca fita do meu carro", por exemplo, lançada por Bartô Galeno em 1978, foi uma das músicas mais pedidas e executadas de sua época pelos adeptos do chamado "brega". Nos tempos mais atuais, em apenas um vídeo de 2013 (dos muitos que estão postados com essa música no You Tube), já há mais de um milhão e doze mil acessos. E, pelo que se vê dos comentários, grande parte vem de jovens que sequer eram nascidos quando ela estourou pela primeira vez nas paradas de sucesso. Confira o vídeo no final da matéria.

E o que dizer de Taí, gravada em 1930 por Carmem Miranda e que continua a encantar muitos jovens em bailes de carnaval?

Outras duas, entre tantas, que percorrem também a estrada do tempo sem dar sinais de cansaço é "Admirável gado novo", do paraibano Zé Ramalho, e "Como nossos pais", de Belchior. A primeira, lançada em 1980, é quase um "hino popular" e já recebeu várias versões, inclusive do seu próprio autor. É ouvida em locais mais sofisticados, por um público de classe média, e ainda em botequins e bordeis de periferia, por quem mal tem dinheiro para tomar uma pinga.

A segunda, lançada originalmente por Belchior no disco "Alucinação", em 1976, recebeu ainda versão magistral de Elis Regina, no seu famoso LP "Falso Brilhante", desse mesmo ano. E, em 2012, Maria Rita deu-lhe também uma emocionante interpretação no DVD "Redescobrir".

É possível escrever longas páginas sobre os clássicos da música brasileira. Mas, como em se tratando de canções, o melhor mesmo é ouvi-las, segue abaixo uma lista com 50 delas. Esperamos que aprecie.

*Landim Neto é do Conselho Editorial do Dever de Classe

Envie e-mail

by FeedBurner