Verbas extras de mais de 1,3 bilhão de reais do Fundeb para prefeitos e governadores

26/04/2013 19:42
Da Redação

Uma festa! Prefeitos e governadores país afora comemoram verbas extras do Fundeb. "Os novos valores foram divulgados na quinta-feira, 25 de abril, no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria 344/2013. Os novos recursos beneficiam 1.923 Municípios de dez Estados, com o montante superior a R$1,3 bilhão". Os dados são da Confederação Nacional dos Municípios - CNM.

Não pagam o Piso Nacional do Magistério porque não querem

Embora tenham sido beneficiados pela imoral portaria do governo Dilma, que rebaixou ilegalmente em 2013 o índice de correção do Piso Nacional dos professores para apenas 7,97%, ao tempo em que repassa aos estados e municípios uma correção no custo-aluno na casa dos 23%, muitos prefeitos e governadores continuam a fazer o discurso de que não têm dinheiro para cumprir o que diz a Lei 11.738/2008. De acordo com essa Legislação, este ano o Piso do Magistério tem que ser reajustado em no mínimo 21%.

Mesmo agora, com a liberação de recursos extras de mais de R$ 1,3 bilhão do Fundeb, o chororô dos gestores continuam em todo o país. Firmino Filho/PSDB e Wilson Martins/PSB (foto), prefeito de Teresina e governador do Piauí, respectivamente, são dois vanguardistas nesse tipo de enrolação.

Cabe aos sindicatos e entidades que representam os professores das redes públicas no Brasil exigir que prefeitos e governadores paguem no mínimo o reajuste de 21% no Piso do Magistério retroaotivos a janeiro deste ano. Dinheiro há. São os próprios órgãos públicos quem anunciam.

Veja quem se beneficia com os recursos extras do Fundeb:

Alagoas

Amazonas

Bahia

Ceará

Maranhão

Pará

Paraíba

Pernambuco

Piauí 

Rio Grande do Norte 

Portaria 344/2013 na íntegra

Envie e-mail

by FeedBurner