Trabalhadores em educação vivem um momento histórico

15/06/2013 18:06

O artigo que reproduzimos abaixo na íntegra nos foi enviado e defende o voto na Chapa 2 nas eleições do Sinte-Pi. Embora o Dever de Classe esteja defendendo o voto NULO nesse mesmo processo, consideramos importante registrar as opiniões de quem pensa diferente

Por Paulo Sérgio Santos Rocha, professor da rede estadual do Piauí e municipal  de Teresina    

Um fato histórico marcará a eleição no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (SINTE) que ocorrerá na próxima terça, dia 18 de junho. Devido a insatisfação com o rumo que o sindicato vem tomando nos últimos anos e clamando por uma renovação nos seus quadros houve uma união de grupos oposicionistas que formaram a chapa 2 – Resgatar o (SINTE) pela base – oposições unificadas, que tem como candidata a presidente a professora Núbia e vice o docente Hallyson, ambos já foram candidatos na última eleição. Do lado da situação tem a chapa 1, onde, a atual presidente, Odeni de Jesus postula a reeleição. Somente duas chapas estarão na disputa.

Muitos dirigentes do sindicato são ligados a partidos políticos que chegaram ao poder nos últimos anos, com isso, os governos se infiltraram no sindicato e conseguiram retirar direitos históricos da categoria e enfraquecer o movimento deixando a categoria descontente. Diante disso, muitos servidores se desfiliaram e outros se recusam a filiar-se alegando que não vale a pena contribuir com um sindicato que não mais lhe representa. Existe um grupo de professores que defende o voto nulo favorecendo a chapa 1 alegando que as duas chapas tem pessoas próximas a partidos governistas, o que não é aceitável, pois a chapa 2 tem componentes  ligados a partidos que são oposição aos atuais governantes e propõe independência frente aos governos e autonomia sindical partidária.

A chapa 1 é composta por pessoas que estão há mais de 20 anos no poder, o que é permitido pelo estatuto do sindicato, de maneira que, a maioria desses diretores estão acomodados e não defendem mais os trabalhadores. Diante disso a chapa 2 sugere uma renovação nos quadros da diretoria, já que, a maioria dos seus componentes nunca assumiram cargos de direção.

Portanto, para que o trabalhador volte a confiar no sindicato e que o mesmo tenha o seu quadro renovado é importante votar na chapa 2 que propõe: lutar pelo cumprimento da lei do piso, pela implantação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), 10% do (PIB) para educação, contra o rebaixamento do reajuste do piso, volta da regência, melhores condições salariais e de trabalho para professores, funcionários de escola, especialistas, técnicos, agente de portaria, motoristas e outros,  (PROFUNCIONÀRIO), concurso público para todas as áreas, revitalização do (IAPEP) e ( PLAMTA), gestão transparente e participativa, novo Plano de Cargos e Carreiras para todos os trabalhadores, insalubridade e periculosidade, contra o pagamento de 27% de precatórios. Só assim, ao eleger trabalhadores compromissados com a categoria é que se terá um sindicato forte, atuante em que o servidor terá orgulho em participar.

Matérias relacionadas:
O sindicato dos trabalhadores em educação precisa de renovação
Por que os professores estão insatisfeitos com o sindicato

Envie e-mail

by FeedBurner