Todo o apoio ao Movimento OcupaPraça

12/11/2015 15:22
Por Luciana Monteiro*

Em uma cidade como Teresina, conhecida principalmente por suas altas temperaturas num calor de mais de 40ºC, sabemos da importância que possuem os rios e as áreas verdes. Teresina já possuiu o título de “Cidade Verde” devido principalmente à existência de inúmeras praças arborizadas e demais áreas de preservação. Porém o que vemos hoje é que Teresina vem perdendo essas áreas para dar lugar ao chamado “desenvolvimento” urbano. Como pode uma cidade se desenvolver sem levar em conta sua relação com a natureza? Como se esta não fosse essencial para o bem estar da sociedade.

Desde o dia 4 de outubro está acontecendo na Praça das Ações Comunitárias, no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina o Movimento OcupaPraça, onde a comunidade local, ativistas socioambientais e representantes de movimentos sociais estão acampados para impedir que a Prefeitura de Teresina (administrada pelo PSDB)derrube 177 árvores e destrua a praça para dar lugar a um Terminal de Integração do Transporte Urbano. 

Existente há aproximadamente 30 anos a praça faz parte da memória e possui um valor histórico para a população. Muitas atividades sociais são desenvolvidas lá, além de ser uma opção de lazer para os moradores da região. Há na praça, inclusive árvores típicas da Mata Atlântica.  Dona Maria Júlia da Conceição Silva de 69 anos  é uma das moradoras da comunidade, e lembra que ela mesma ajudou a plantar e cuidar das árvores. 

O dano ambiental que irá ocorrer com a derrubada das árvores é muito grande e o replantio em outro lugar não resolverá o problema. Dentre as consequências que a derrubada dessas árvores pode trazer, estão: o aumento de até três graus na temperatura média da região, aumento da poluição do ar e sonora, perda da fauna responsável pelo equilíbrio ecológico além de impactos socioculturais como a perda da identidade cultural, perda do espaço público para ações da comunidade, perda de área para lazer e destruição do patrimônio e memória local.

Não dá para acreditar nesse tipo de desenvolvimento. Um “progresso” que não leva em consideração a questão ambiental, que não respeita a história e os laços afetivos das comunidades e que não procura encontrar alternativas para conciliar o crescimento urbano com o meio ambiente. Existem áreas na zona sul que poderiam servir para a construção desse terminal e ainda seriam revitalizadas. É melhor para a população que a prefeitura invista em outras áreas sem utilização social e não na destruição de espaços públicos.

Enquanto o Movimento OcupaPraça acontece, outras áreas verdes vêm sendo destruídas pela prefeitura em Teresina. Se não está fácil para os teresinenses que residem em áreas arborizadas conviverem com calor da cidade, a situação pode ficar mais insuportável ainda. Uma parte das árvores do canteiro central da Av. Frei Serafim e mais 7 árvores históricas na zona leste no bairro Planalto Uruguai , além de toda a praça do bairro Bela Vista também na zona sul foram derrubadas. Tudo isso em nome do "desenvolvimento" que com a licença do trocadilho, está Insustentável... O meio ambiente não pode pagar um preço tão alto.

Temos a compreensão que as árvores contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, ainda mais numa comunidade onde possui crianças e idosos e onde todos devem ter assegurados seus direitos à vida, à saúde, ao lazer, à cidadania. Por isso apoiamos o Movimento OcupaPraça, pois é um movimento de luta e resistência e que tem servido de exemplo na luta pela preservação da natureza. Não fosse a resistência desse movimento a área verde  de valor inestimável, a Praça das Ações Comunitárias, já teria sido destruída, pois a prefeitura de forma antidemocrática, sem levar em consideração a opinião da comunidade, decide implantar seus projetos de desenvolvimento urbano que na verdade só favorecem uma pequena minoria de empresários.

Entendemos que ”as praças são locais de convívio social e de encontro com a natureza, que podem contribuir para a formação e agregação da sociedade, representando espaços importantes para manifestações culturais, sociais e políticas.” O Movimento OcupaPraça, criado por homens e mulheres de Teresina, pretende seguir resistindo a intransigência da Prefeitura que insiste no seu projeto.

*Luciana Monteiro é Especialista em Estado, Movimentos Sociais e Cultura- UESPI
Graduada em História- UESPI
Professora da rede pública municipal de Teresina

Envie e-mail

by FeedBurner