Quem é a favor da federalização da educação?

02/04/2015 14:39
Da Redação

É projeto do Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) federalizar a educação básica pública do Brasil. Medida tem grande simpatia de educadores, em particular dos docentes.

Dentre as possíveis vantagens dessa medida estão a criação de um projeto pedagógico único para todo o país, bem como a criação de um Plano de Carreiras e Salários também unificado em todo o território nacional. Medidas acabariam com distorções geradas pelas milhares de redes de educação Brasil afora.

Outro benefício, também lembrado por muitos educadores, seria a diminuição da burocracia na liberação e aplicação dos recursos financeiros da área. "Sem passar pelas mãos de prefeitos, governadores e seus burocratas, dinheiro chegaria com mais volume às escolas e aos próprios salários do pessoal do magistério", destaca a professora Sabrina Falcão, em seu perfil no facebook.
 

É preciso destacar, no entanto, que a federalização em si se tornará inócua se o percentual do PIB nacional para a educação pública não subir de imediato pelo menos para 10%. E também se a própria população, através de conselhos populares, não gerenciar o dinheiro desse setor.

Envie e-mail

by FeedBurner