PT é igual ou pior que a direita diante de greves de servidores públicos

04/06/2013 07:32
Sobretudo desde 2003, o PT utiliza toda a experiência adquirida em anos de militância nos movimentos sociais para reprimir greves de servidores públicos no país e dar lições de autoritarismo até aos velhos partidos de direita
Da Redação

O Partido dos Trabalhadores, sobretudo a partir de 2003, virou mestre em reprimir greves de servidores públicos no país. Desde o governo federal, passando por estados e municípios, os petistas utilizam toda a experiência adquirida em anos de militância nos movimentos sociais para esse fim. Carrascos é no que se transformaram

Só para citar um passado bem recente e alguns pequenos exemplos. Em 2012, durante a greve dos servidores federais, Dilma não hesitou em mandar descontar salários dos grevistas e até ameaçar de demissão. Além disso, veiculou matérias na mídia nacional para tentar criminalizar o movimento. Copiou em linhas gerais o que fez Lula em seus dois mandatos.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, não fez diferente. Além de nunca ter cumprido sequer o baixíssimo Piso Nacional dos professores, ainda mandou reprimir violentamente a greve dos docentes do ano passado, com cortes de salários e outras medidas autoritárias, o que inclusive levou alguns educadores à morte.

Tarso Genro, da "esquerda" petista, é outro repressor de greves do funcionalismo. Durante paralisações de servidores se nega a negociar e ainda faz ameaças a quem adere aos movimentos. E também não cumpre nem a Lei do Piso do Magistério.

Outro campeão de autoritarismo é o senador petista Wellington Dias, que governou o Estado do Piauí de 2003 a 2010. Durante seus dois mandatos, buscou criminalizar todas as greves que ocorreram. Logo que os movimentos iniciavam, ele pedia imediatamente a ilegalidade dos mesmos e fazia também as velhas ameaças de cortes de salários e até de demissão.

Tais práticas em nada diferem das que existiram e existem nos governos do PSDB, PMBD, PSB, DEM e Cia. Hoje esses partidos estão inclusive muito mais qualificados para reprimir as lutas dos trabalhadores após as lições que receberam dos governos do PT.

Mas a classe trabalhadora sabe se defender. E, mais cedo ou mais tarde, passará uma borracha em cima dos petistas também.

Envie e-mail

by FeedBurner