Pstu e Csp-Conlutas alteram sem avisar local de assembleia do Sindserm-The para tentar eleger sozinhos comissão eleitoral desse sindicato

08/09/2013 10:15

Tentativa de golpe foi desmascarada pelos servidores municipais de Teresina. Nesse vestibular do stalinismo, o Pstu e Csp-Conlutas levaram bomba. É preciso que as direções nacionais dessas organizações revejam esse tipo de prática de seus militantes dentro do Sindserm-The

Por Luzanildo Frazão, Maércio Maia e Landim Neto

O Pstu e Csp-Conlutas em Teresina, sob a cobertura da direção nacional dessas organizações, tentaram dar mais um golpe na famosa democracia operária que tanto o Pstu diz defender. De forma sorrateira alteraram, sem avisar, o local de uma assembleia do Sindserm-The, com o intuito de eleger sozinhos a Comissão Eleitoral que comandará as eleições desse sindicato em dezembro deste ano. Foram desmascarados, a categoria disse não. Nesse vestibular do stalinismo, o Pstu levou bomba. É preciso que as direções nacionais dessas organizações revejam esse tipo de prática de seus militantes dentro do Sindserm-The.

Os fatos

Dia 30 de agosto último (data da paralisação nacional), foi realizada uma grande assembleia dos municipais de Teresina, em praça pública, centro da capital, onde tradicionalmente ocorre esse tipo de encontro desde 1989. Nesse dia, ficou combinado que em 5 de setembro uma assembleia geral extraordinária da categoria seria realizada, nesse mesmo local, para escolha da Comissão Eleitoral citada acima. Os dirigentes do Sindserm-The ligados ao Pstu e Csp-Conlutas, que controlam com mãos de ferro o sindicato e suas finanças (ver box ao lado) não providenciaram boletins ou cartazes para reforçar o chamado a essa assembleia, como reza o Estatuto da entidade. Sequer uma nota (com antecedência) foi publicada no blog, site ou facebook oficiais do sindicato. Militantes de outras correntes e independentes dentro do Sindserm-The fizeram então divulgação alternativa pelas redes sociais da data e local combinados da assembleia. Na véspera desse encontro, 04 de setembro, eis que surge então um edital publicado em jornal impresso (Diário do Povo) onde, em nome do sindicato, os dirigentes do Pstu e Csp-Conlutas convocam para outro local: o auditório do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí - Sintect-Pi, com capacidade para no máximo cem pessoas. Detalhe: a categoria dos municipais de Teresina tem na base cerca de 20 mil servidores, dos quais, cerca de 8 mil são filiados ao Sindserm-The.

Como a tentativa de golpe foi desmascarada

Após tomar conhecimento dessa tentativa de golpe, alguns dirigentes do SindsermThe, em particular a professora Ana Brito e Chiquinho Motorista (foto) entraram imediatamente em contato com Zé Rodrigues (PCB), do Sintect-PI e expuseram a situação. Rodrigues imediatamente desautorizou a realização da assembleia golpista no auditório do sindicato do qual também é dirigente.

No dia da Assembleia (05 de setembro) dezenas de servidores compareceram ao local combinado e ficaram revoltados com a mudança irresponsável. Outros, mobilizados pelos dirigentes que se opõem a essas práticas stalinistas, se dirigiram ao local do golpe e praticamente expulsaram dirigentes do Pstu e Csp-Conlutas da porta do Sintect-Pi. Os golpistas ainda tentaram reagir, mas acabaram indo embora, meio cabisbaixos.

É preciso que as direções nacionais do Pstu e Csp-Conlutas revejam esse tipo de prática dos seus militantes no Sindserm-The. Dizer, irresponsavelmente, que "é calúnia, disputa de grupo e outras desculpas esfarrapadas", só reforça ainda mais o sentimento de que o golpismo stalinista dentro da esquerda é um método correto.

Envie e-mail

by FeedBurner