Prefeito quer derrubar 177 antigas árvores de praça e revolta a população

04/10/2015 23:57

Moradores do bairro (Parque Piauí) onde pretendem fazer essa espécie de chacina ambiental se revoltaram e não aceitam tal medida do líder tucano

 
Da Redação

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), à esquerda na foto acima, autorizou a destruição de 177 (cento e setenta e sete) árvores de uma praça pública localizada na zona sul da capital do Piauí (Praça das Ações Comunitárias), que tem mais de trinta anos de idade. No lugar, quer construir um terminal de ônibus. Moradores do bairro (Parque Piauí) onde pretendem fazer essa espécie de chacina ambiental se revoltaram e não aceitam tal medida do líder tucano. Imediatamente, centenas de pessoas de outras áreas da cidade também manifestaram-se contrárias a tamanho absurdo.

Apoio do Meio Ambiente?

O estranho nessa história é o que o prefeito Firmino Filho alega ter "licença" do "meio ambientel" para esse seu projeto, uma vez que diz "não haver perda ambiental", já que promete "repor em dobro" o número de árvores que agora quer destruir. A ambientalista Tânia Martins, no entanto, diz em entrevista ao G1 que "nada justifica essa medida, uma vez que já é obrigação das prefeituras plantar árvores permanentemente, e não destruir as que já existem".
 

Movimento ocupa a praça

Para impedir que as árvores fossem sacrificadas, manifestantes acamparam na praça e retiraram os tapumes de isolamento que a prefeitura colocou para tentar cometer esse crime ambiental de maneira mais sigilosa. Segundo a professora e dirigente do PCO, Lourdes Melo, uma das organizadoras do movimento, "a polícia tenta nos intimidar, mas vamos continuar acampados até que o prefeito desista dessa ideia irresponsável", destacou a ativista.

Mais piora na qualidade de vida

Para a aposentada Dona Angelina, moradora do bairro Parque Piauí, também em entrevista ao G1, a destruição das árvores significa mais poluição, barulho e sujeira para o local. "Não queremos isso para nós", pondera. 

Calor sufocante aumentará ainda mais na capital

Outro fator de grande destaque nessa medida do prefeito se refere ao aumento do calor. Teresina é conhecida como a "cidade mais quente do Brasil". "Com a derrubada de 177 árvores, "a coisa vai virar uma fornalha", desabafa seu Antônio Gomes, ex-morador do local. "Esse prefeito é um louco", diz Dona Felizmina, do Monte Castelo, outro bairro da capital. 

O movimento de resistência contra a derrubada das 177 árvores deve continuar com apoio cada vez maior da população. Os manifestantes inclusive já encontraram até um local adequado para que a prefeitura possa fazer seu terminal rodoviário sem ter que, criminosamente, derrubar árvores antigas e piorar ainda mais a vida da população. Confira abaixo fotos do movimento enviadas por Luciana Monteiro, dirigente do Psol e presente às manifestações:

Envie e-mail

by FeedBurner

Mais recentes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>