Os vendilhões da pátria querem voltar

13/11/2015 19:43
Por Élcio Caldas                                                                              + artigos de Élcio Caldas

Os vendilhões da pátria querem voltar, e voltar de forma ilegítima, no tapetão, criminosamente, como sempre foi de seu feitio, através do impeachment da presidente Dilma, anulando a vontade soberana das urnas. 

A maioria das pessoas, principalmente aquelas, como eu, que tremem de indignação ao relembrar a infame privatização da CVRD-Companhia Vale do Rio Doce e de tantas outras empresas altamente lucrativas e estratégicas para o Brasil não sabiam, mas a Samarco, essa mineradora da tragédia em Minas Gerais, também é da Vale, em associação com a mineradora australiana BHP Bilington, uma empresa conhecida no exterior por suas muitas tragédias ambientais.

Mas voltando à Vale, a privatização dessa empresa não foi uma simples venda, foi a entrega de imensas jazidas minerais contendo muitos tipos de minerais e imensas áreas do território brasileiro a estrangeiros, sem qualquer preocupação social ou ambiental. 

Todos sabemos que a atividade mineradora é altamente predatória e deve ser feita da forma menos invasiva possível e sempre beneficiando as populações dos locais de mineração. 

Mas esse acidente da Samarco mostrou que essas empresas mineradoras não têm essa preocupação. Simplesmente extraem as riquezas e, quando a jazida se exaure, vão embora deixando para trás suas monumentais crateras e os problemas sociais que ajudaram a criar. 

Poucas pessoas sabem, também, que para facilitar para os compradores, FHC e seu infame governo demitiram cerca de dez mil trabalhadores antes da privatização, para não deixar ônus trabalhistas para a compradora. Fez mais, isentou de ICMS as exportações da Vale. 

É incompreensível, para qualquer pessoa sensata e que ame o Brasil, o desprezo que o PSDB nutre por tudo que é genuinamente brasileiro e o deslumbramento que mostram por tudo que é estrangeiro. 

Envie e-mail

by FeedBurner