Inflação sobe nos países mais ricos do mundo

02/04/2011 23:00

Com o aumento dos preços das commodities, a inflação teve alta generalizada nos 33 países que compõem a OCDE

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) os preços ao consumidor nas economias dos países de capitalismo desenvolvidos subiram em fevereiro ao maior patamar desde outubro de 2008.

De acordo com os dados, a inflação média nos 33 países membros da OCDE subiu 2,4% nos últimos 12 meses até fevereiro. No mês de janeiro já havia subido 2,2%.

A principal causa deste aumento está concentrada na elevação dos preços dos alimentos e também na energia. Nos últimos 12 meses os preços dos alimentos cresceram 3,0%, sendo que em janeiro já havia subido 2,6%. Os preços da energia subiram 10,1% seguindo a tendência de alta, pois no mês de janeiro já tinha elevado 8,4%.

No entanto, existem poucos sinais de que a inflação de outros bens e de serviços esteja aumentando a uma taxa mais rápida na medida em que a economia global se recupera. O núcleo da inflação da área da OCDE - que exclui itens voláteis como energia e alimentos - ficou inalterado em 1,3% em fevereiro.

A volta da inflação, mesmo sem força total, como aconteceu no país em períodos anteriores de hiperinflação, afeta profundamente as condições de vida dos trabalhadores e da população pobre em geral. Mas devido ao agravamento da crise econômica iniciada em 2008 as economias mundiais ficaram extremamente mais enfraquecidas devido ao repasse bilionário para salvar os bancos e especuladores. Mesmo com um pequeno aumento da inflação a economia dos países ficam bastante afetadas.

O aumento generalizado da inflação preocupa os países imperialistas, pois é um fator altamente explosivo no que diz respeito a uma crise revolucionária de grandes proporções.

Fonte: PCO

Envie e-mail

by FeedBurner