Locais de plicação das provas do Enem discrimina e prejudica milhões de alunos

24/10/2013 14:48
 

Ministério Público Federal e candidatos devem exigir adiamento do Enem para que todos os locais de provas sejam climatizados. Isto dará um mínimo de igualdade de condições entre os que farão esse Exame

Por Cláudia Aleixo, via e-mail

Em 26 e 27 de outubro, ocorrem as provas do Enem 2013. Mais de 7 milhões de candidatos estão inscritos. As provas ocorrem à tarde. Os portões abrem às 12 horas e fecham às 13, horário oficial de Brasília. Escolas públicas e privadas são utilizadas para a realização do certame.

É exatamente nas enormes diferenças que existem entre os vários locais de aplicação das provas que muitos candidatos, a maioria sem se dar conta, é prejudicada e acaba até mesmo por perder suas vagas, ainda que as questões sejam as mesmas para todos.

De acordo com especialistas, a temperatura ambiente ideal para que um ser humano possa viver com conforto é entre 18 e vinte graus. Aliás, não é preciso nem ser doutor no assunto para se saber que isso é uma verdade. Pois bem. A ampla maioria das escolas públicas brasileira não é climatizada. Um fato. E em centenas de cidades a temperatura chega a mais de 30 graus. No Nordeste, em muitos lugares, o calor nesta época do ano chega a mais de 40 graus, como é o caso, por exemplo, de Teresina, no Piauí.

Ora, segundo a globo.com "Estudos comprovaram que temperaturas acima dos 30ºC diminuem um terço da nossa capacidade intelectual. E com o suor vão embora substâncias importantes. “Você fica com preguiça". Imagine então, por exemplo, fazer a prova de Redação sob o conforto de uma temperatura acima dos 30 graus... É preciso concentração além da conta!

Dessa forma, a igualdade de condições na aplicação das provas entre os candidatos (um dos princípios que norteiam o Exame) vai totalmente por água abaixo. O que há, na prática, é uma discriminação (ainda que não intencional) entre uma minoria que faz as provas em locais bem climatizados, e milhões que fazem em locais pegando fogo. E isto, somado ao fato de que no Brasil há dois tipos de educação, uma boa para ricos e outra ruim para os pobres, faz com que o Enem vire só mais um instrumento para excluir os menos favorecidos.

Assim, chamamos a atenção do Ministério Público Federal no sentido de que intervenha nessa situação. É preciso adiar o Enem 2013 e aparelhar todas as escolas com ar condicionado. Isto, ainda que de forma tímida, dá um caráter mais justo à realização desse Exame.

Qualquer candidato pode também exigir fazer a prova somente em locais climatizados. É um direito que inclusive está assegurado no princípio da igualdade de condições pregada pelos organizadores do Enem.

Envie e-mail

by FeedBurner