Dez fatos sobre o capitalismo que talvez você não dê atenção

31/10/2015 09:48
Da Redação     Imagem: pixabay e flick senado

Tem coisas que muita gente sabe mas não dá atenção. Veja:

01. O capitalismo é um roubo legalizado. Numa fábrica, por exemplo, centenas e até milhares de trabalhadores, todos os dias, produzem uma infinidade de produtos. E, ao final do expediente, entregam tudo para o dono da empresa. Ou seja, a produção é coletiva, mas a apropriação é individual.

02. O capitalismo obriga o trabalho gratuito. Também como parte do roubo legalizado, no capitalismo os trabalhadores atuam boa parte do tempo de graça para os patrões. Isto ocorre porque, para garantir o próprio salário, os patrões estabelecem metas para que o trabalhador produza uma quantidade X de produtos. Quando essa meta é atingida, os operários continuam a trabalhar. Ou seja, passam a produzir exclusivamente para enriquecer o patrão. Clique e entenda melhor essa questão.

03. O capitalismo é proibido para 99% das pessoas. Você pode perguntar: Onde está a lei que diz isso? Em lugar nenhum. Não há de fato nenhuma lei que proíba oficialmente um assalariado ou até um mendigo de querer tornar-se de repente um grande patrão. A proibição está é nas leis intrínsecas (que não estão no papel) do sistema, que exigem capital, heranças, financiamentos diversos e até muitas trapaças para que alguém consiga abrir um negócio rentável e mantê-lo de pé. A maioria das pessoas tem acesso a isso? E responda a você mesmo: quantos amigos banqueiros ou grandes empresários você tem? E quantos amigos seus são assalariados ou já abriram empresas que foram à falência? No segundo grupo certamente você tem mais contatos. Ou não?

Leia também: No capitalismo, até o amor é um negócio

04. O capitalismo destrói a natureza. Uma das marcas desse sistema é que a produção é totalmente anárquica, ou seja, sem planejamento. Com isso se produz inclusive muitos artigos socialmente inúteis, como diversas bugigangas. De onde sai a matéria prima? Da Terra, das florestas, dos mares, rios... Tudo devastado para manter a taxa de lucros e ganância dos grandes capitalistas, e aumentar os níveis de poluição e degradação do planeta.

05. O capitalismo promove a matança de pessoas. As guerras, todas elas, são consequências das disputas entre grandes grupos econômicos por poder. Nessas disputas, a regra número um é matar o "inimigo" para conquistar hegemonia nesse ou naquele setor do mercado. Neste sentido, não há problemas em se jogar bombas em crianças, idosos, mulheres, jovens e trabalhadores, como ocorreu em Hiroshima e Nagasaki, por exemplo. Ou se expulsar, através de bombardeios, famílias inteiras de seus territórios, como ora ocorre na Síria.

06. O capitalismo é cruel. Embora há tempos a produção de comida seja suficiente para alimentar dobrado toda a população do planeta, muita gente, em todos os continentes, ainda passa fome. Para não perder a taxa de lucros, grandes capitalistas que controlam o setor de alimentos no mundo inteiro não hesitam em incinerar produtos alimentícios para não ter que baixar os preços dos mesmos.

07. O capitalismo divide, aliena e embrutece as pessoas. Por se basear na exploração das massas, o capitalismo trata de dividir as pessoas, para melhor dominá-las. Assim é que joga um operário para disputar contra o outro no trabalho, estudantes para fazer o mesmo nas escolas etc, para que vivam com a crença de que é preciso derrotar o "inimigo" que na verdade é o aliado de classe. Um pequeno exemplo disso é o caso do Bolsa-Família, no Brasil. Muitas pessoas simples condenam esse programa, mas não se indignam contra o fato de que banqueiros e grandes empresários são os mais beneficiados pelas políticas dos governos.

08. O capitalismo tem o lucro acima da vida. Além da exploração usual das pessoas que já é a sua marca, o capitalismo leva a que se tome qualquer medida quando o assunto é a obtenção de lucros. Neste sentido, grandes empresas não vacilam em usar trabalho escravo e outras não hesitam em produzir alimentos adubados com veneno, como é o caso das gigantes do agronegócio denunciados rotineiramente em todo o planeta.

Leia também: No capitalismo, até o amor é um negócio

09. O capitalismo é uma máquina de produzir loucura. Enquanto muitos passam fome, falta dinheiro para a saúde e outros setores básicos, meia dúzia de capitalistas loucos acumulam fortunas que, nem se vivessem mil anos, poderiam sozinhos gastar. Apenas a décima colocada na lista dos mais ricos do planeta (Liliane Bettencourt, França), segundo a Forbes em 2015, tem sozinha 10,1 bilhões de dólares. Ou seja, mais de 40 bilhões de reais. Que felicidade, mesmo individual, isto pode trazer?

10. O capitalismo é só uma ilusão para a maioria. "No capitalismo todos têm a liberdade de fazer o que quiser e ir para onde desejar", muitos, ingenuamente afirmam. Pois tente um assalariado brasileiro querer visitar o museu do Louvre, em Paris. Ou mesmo pensar em matricular seu filho numa escola privada de ponta em qualquer lugar do Brasil. Ele está proibido? Não. Mas ele pode? Também não. Onde está então a tal liberdade?

Curta abaixo nossa página pelo face e receba atualizações sobre este e outros temas, inclusive o artigo que vamos preparar sobre a questão do Socialismo


Leia também: No capitalismo, até o amor é um negócio

Envie e-mail

by FeedBurner