Curiosidade sobre Mubarak

12/02/2011 10:38

 

Agência Reuters.

* Mubarak, de 82 anos, assumiu o poder depois que militantes islâmicos mataram seu antecessor, Anwar Sadat (foto abaixo), em uma parada militar em 1981. Ex-comandante da Força Aérea, Mubarak ficou no poder muito mais tempo do que na época se previa.

* Nas relações internacionais, Mubarak promoveu a paz e, mais recentemente, realizou reformas econômicas. Mas sempre manteve uma linha-dura em relação aos grupos de oposição.

* Resistiu a promover quaisquer mudanças políticas, mesmo quando pressionado pelos Estados Unidos, que concedem bilhões de dólares em ajuda militar ao Egito, entre outras, desde que o país se tornou o primeiro da região a firmar um acordo de paz com Israel, em 1979.

* Mubarak venceu a primeira eleição presidencial da qual tomaram parte vários candidatos, em 2005; grupos de defesa dos direitos humanos e observadores disseram que a eleição foi marcada por irregularidades.

* Na eleição parlamentar realizada em novembro de 2010, o partido governista obteve cerca de 90 por cento das cadeiras, enquanto o principal partido islâmico perdeu todas as suas 88 cadeiras, o que assegurou a Mubarak apoio total do Parlamento e aumentou seu controle sobre o poder.

* Desde a queda no mês passado do líder da Tunísia, Zine al-Abidine Ben Ali, que estava no poder havia muito tempo, os protestos se espalharam pelo mundo árabe, principalmente no Egito, onde a população já se queixava dos preços elevados, pobreza, desemprego e o regime autoritário, exigindo a renúncia de Mubarak.

* Em 25 de janeiro, manifestantes de oposição começaram uma série de protestos ao redor do país pedindo a saída do presidente, que enviou tanques para as ruas numa tentativa de intimidar as pessoas acampadas na praça Tahir, no Cairo.

* Diante da crescente pressão dos manifestantes nas ruas, que avançaram nesta sexta-feira até o palácio presidencial, Mubarak decide renunciar e passar o poder para um Conselho Militar.

Anwar Sadat, morto por militantes islâmicos em 1981, o que permitiu a ascensão de Mubarak

MATÉRIAS RELACIONADAS

Direto do Cairo, Egito

DIRETO DO CAIRO, EGITO - PARTE II - O DIA DA PARTIDA

Povo egípcio derrruba Mubarak

Egito pega fogo

 

Envie e-mail

by FeedBurner