Brasil País Comunista

06/01/2015 10:22

Falava-se muito no perigo comunista para o Brasil,  mas esse perigo não existe mais. Pois o Brasil já é  um país comunista. Provo-o em dez itens:

I – Os homens públicos falam sem nenhuma propriedade.
II – A mudança da capital para Goiás mostra que o Governo caminha  decididamente para a esquerda.
III – O preço que atualmente se paga por essas obras de arte  automobilísticas chamadas Cadilaques, Mercedes e Rolls Royces, exige  sacrifícios tais que bem demonstram que o brasileiro é um adepto  fervoroso da arte dirigida.
IV – A tremenda corrida imobiliária e a construção de incontáveis arranha-céus levou os operários a alturas que nunca alcançaram em  outros países. Conseguimos a verdadeira ascensão do proletariado.
V – Os assobios, ditos e discussões quando passa pela rua um bom  “material”, mostram que a maior parte dos homens brasileiros é  materialista e dialético.
VI – A totalidade das medidas governamentais causam “revolução permanente”.
VII – País cheio de sol e praias, aqui todo trabalho é trabalho forçado.
VIII – A corrida desenfreada de cento e sessenta candidatos à  Presidência da República, aplicando todos os golpes possíveis e  imagináveis, mostra que os líderes brasileiros já se convenceram de  que “o fim justifica os meios”.
IX – O fato dos proletários terem de criar seus inúmeros filhos sem  nenhuma assistência ou amparo oficial mostra que o Estado brasileiro  aceita plenamente a tese marxista “o trabalhador tem direito ao  resultado total de seu esforço”.
X – Como provam as crônicas especializadas, o país tem uma sociedade  totalmente sem classe.

 Millôr Fernandes, O Pif-Paf / O Cruzeiro / 1955

Pérolas literárias

06/01/2015 10:22
15/12/2012 14:29
27/05/2012 11:36
1 | 2 | 3 >>

Envie e-mail

by FeedBurner