A crise do IAPEP

09/02/2011 13:44

Por Alborino Teixeira, professor da Rede Estadual de Educação do Piauí.

 

Quem paga pela crise do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (IAPEP) são os servidores públicos. Inúmeras são as denúncias feitas pelo povo a respeito deste órgão. Nas ruas, nas paradas de ônibus, nos mercados e nas escolas, entre os servidores públicos, bem como nos meios de comunicação, principalmente o rádio, que ainda é o maior veículo de comunicação de massa. Está na hora do Governador do Estado e as autoridades da saúde tomarem providências diante da grave e insustentável situação de crise em que se encontra o IAPEP.

O atendimento nas clínicas é péssimo, é como se o servidor não tivesse direito a nada, ou estivesse pedindo favor. Esta situação não pode continuar. Sabemos que ela não é nova, mas está igual a do passado. O servidor não pode, além de pagar plano de saúde caro, ficar com a cara para cima quando precisa de consulta ou exame. Precisamos saber de fato, o que acontece com o IAPEP. Lá tudo é pago, até na hora de renovar a carteira. O que querem mais do servidor? Para onde está indo o dinheiro do IAPEP?

No IAPEP há denúncias até de desconto dos valores dos planos de saúde: PLAMTA, IAPEP-SAÚDE, co-participação, e quando chega no Banco do Brasil, desconta outra vez. É preciso que todos nós servidores façamos os nossos cálculos e averiguemos esta situação. As clínicas não querem receber os servidores com os seus respectivos exames e consultas, alegando falta de pagamento por parte do Governo do Estado. O espaço de tempo para se obter uma consulta leva aproximadamente de 15 a 30 dias.

Diante deste grave problema, o servidor pode até vir a falecer por falta de responsabilidade de quem dirige o IAPEP. Senhor Governador do Estado, o IAPEP está massacrando os servidores, que pagam planos de saúde caros e ainda são humilhados na hora de usufruir dos seus direitos. Os servidores estão cansados de correr de clínica em clínica e não conseguirem consultas. O que está acontecendo com o IAPEP? Queremos saber. O pior de tudo, é que não se vê uma autoridade da saúde estadual ou mesmo do próprio IAPEP se manifestar diante das denúncias e dos clamores do povo pobre desta cidade. É realmente um absurdo! A situação do IAPEP não pode continuar assim, o povo precisa se manifestar!

É sem tamanho a humilhação por que passam os servidores públicos na hora que precisam de uma consulta ou exame. É importante lembrar que na hora de aumentar os custos mensais dos planos de saúde, ninguém é consultado. Simplesmente os aumentos são empurrados de goela abaixo. Não há consulta para quem quer que seja. É esse o tratamento dado pelo Governo do Estado aos servidores públicos do Piauí, especialmente os do IAPEP. As mensalidades já vem descontadas nos contracheques dos servidores sem nenhuma justificativa.

Quero fazer um apelo às entidades de classe, aos sindicatos, à população, para que se organizem, acordem e se manifestem diante do massacre ao servidor público que contribui honestamente para que o Piauí exista.

 

Envie e-mail

by FeedBurner