Ultra-esquerdismo do PSTU e congêneres leva trabalhadores ao abismo em sindicatos

06/01/2014 10:00
Por Cecília Mamede, de São Paulo-SP, via e-mail

Cecílcia Mamede nos envia e-mail, onde diz: "Peço, caso seja possível, que publiquem no site Dever de Classe o texto que envio em anexo". Muito grata, antecipadamente".

Segue o texto da Cecília que, necessariamente, não expressa o pensamento dos editores do Dever de Classe:

Os partidos ultra-esquerdistas no Brasil, tipo PSTU, PCO e outros não legalizados, como LBI, LER-QI e correntes radicais do PSOL, como a "Insurgência", remake da ex-"convergência socialista", origem do próprio PSTU, são verdadeiras comédias trágicas quando dirigem ou exercem qualquer influência sobre um sindicato de trabalhadores. Viram cordeirinhos de negociações ridículas e muitas até próximas da traição de classe, como os acordos feitos pelo PSTU que levaram à demissão de milhares de operários na General Motors de São José dos Campos, no apagar das luzes de 2013. Ou seja, os ultra-esquerdistas abandonam clichês, tipo: "Mobilizem as massas, deixem de conciliações de classe e ocupem as fábricas", que, quando estão fora, vomitam sempre em uma enjoativa retórica de papagagio contra os ditos "traidores do PT, PC do B e da CUT". E passam a fazer, de forma "bem intencionada", admitamos, uma inócua direção sindical que prejudica os patrões com a mesma intensidade que um pingo de chuva altera o volume total das águas de um oceano. Perdoe-nos, mas não passam de bostas quando assumem a tarefa concreta de dirigir e organizar as lutas dos trabalhadores ou da juventude. No Sindmetal de SJC... É merda o que fazem. No DCE e sindicato dos funcionários da USP... É merda o que fazem. Nos sindicatos dos Correios... É merda o que fazem. No sindicato dos metroviários de São Paulo... É merda o que fazem. No ANDES nacional... É merda o que fazem...

Rapaz, esse pessoal ultra-esquerdista é tão bleforoso (nem sei se existe mesmo essa palavra, mas seria um termo para caracterizar quem vive de blefes), que perde até, em mobilizações concretas de sindicatos de trabalhadores, para o próprio pessoal do PT, PC do B e CUT. E digo "até" porque essas organizações estão, desde 2003, algemadas pelos pés, mãos e cabeça pelos governos do PT e aliados. Mas, mesmo sob fortíssimas algemas, muitas vezes conseguem se mobilizar mais que os ultra-esquerdistas do PSTU e seus congêneres. Quem lembra das últimas greves nacionais dos bancários, dirigidas pela CUT e PT? Além de fortes e relativamente longas, conseguiram alguns ganhos reais para os bancários do país, bem diferente do que ocorre com os operários do Sindmetal de São José dos Campos, liderados pelo partido do já visivelmente cansado candidato a presidente da república Zé Maria de Almeida.

Mas nas tragédias que cometem nos sindicatos de trabalhadores, eles conseguem também ser "engraçados". Após tomar conhecimento das demissões dos operários da GM em São José dos Campos, o Macapá, líder do Sindmetal e valoroso e magnífico quadro ultra-esquerdista do PSTU, saiu-se com pérolas mais ou menos como essas na mídia nacional: "A empresa disse antecipadamente que ia demitir, nós dissemos que somos contra as demissões, e somos mesmo contra as demissões, e agora vamos entrar na justiça e enredar pra presidente Dilma, pro PT e pra CUT". Meu Deus, mas é quadro demais esse hilariante Macapá. Já pode até ser promovido a círculo. Quer dizer então que suas ações vão ficar só nisso? E a greve geral? E a ocupação da fábrica? Ah, esqueci que Macapá dirige o sindicato. Está portanto de licença do ultra-esquerdismo. Mas Macapá, mesmo de licença do ultra-esquerdismo, não precisava apelar tanto assim. Esse negócio de ir fuxicar para a presidente Dilma, para o PT e a CUT não pega muito bem não. Mas entendemos essa sua posição. Rá rá rá rá rá...

Os ultra-esquerdistas são tão ultra-esquerdistas que não obedecem nem os ensinamentos do grande Lênin, no seu clássico: "Esquerdismo, doença infantil do comunismo". No máximo, o que muitos ultra-esquerdistas fazem é usar o nome dessa obra (que nunca leram) para chamar de ultra-esquerdista seus adversários e às vezes até aliados, todos da ultra-esquerda também. É só ver como o PSTU qualifica PCO, LER-QI etc e todos os vice-versa possíveis.

Para encerrar, um conselho aos ultra-esquerdistas, mas apenas aos que estão de licença, como o Macapá: voltem logo para o PT e a CUT. Lá, é muito mais fácil andar em cima de muros. Beijos a todos. Ultra-esquerdistas de licença ou não.

Os artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião dos editores do Dever de Classe

Envie seu artigo para: declasse@deverdeclasse.org

Envie e-mail

by FeedBurner