Trabalhadores denunciam Vetec-Sigma Aldrich de negar direitos trabalhistas
Da Redação
Recebemos e-mail de um trabalhador que denuncia a Vetec Quimica Fina de negar direitos trabalhistas de vários de seus operários. Localizada em Duque de Caxias-RJ, a Vetec foi recém integrada à norte americana Sigma Aldrich, do mesmo ramo de produção e comercialização de produtos químicos.
Segundo as informações que recebemos, trabalhadores atuam como operadores mas recebem remuneração como auxiliares, sem classificação, ou seja, bem menos do que lhes é devido, num flagrante desrespeito às normas trabalhistas do país. O autor do e-mail que nos foi enviado afirma que já está há sete anos nessa situação. Tudo isso, obviamente, contribui para elevar ainda mais os lucros dessas empresas.
A Vetec e Sigma Aldrich precisam acabar urgentemente com esse tipo de irregularidade contra seus operários. Num país onde os direitos trabalhistas e salários da classe trabalhadora já são muito rebaixados, rebaixá-los ainda mais com esse tipo de prática é no mínimo uma insensatez gananciosa, que não pode condizer com empresas que alardeiam em suas publicidades que "primam pela qualidade total dos seus produtos". Se quem na prática faz os produtos não é respeitado, essa "Qualidade Total" é no mínimo duvidosa.
Opinamos, por fim, que os trabalhadores denunciem isso junto ao sindicato da categoria, no sentido de exigir que esses abusos sejam extintos. Caso o sindicato se omita, pode-se fazer denúncias junto à Delegacia do Trabalho e/ou Ministério Público, e procurar todos os meios de comunicação para expor o caso de forma mais abrangente.