Remuneração de professores com nível superior é menor até que valores pagos a cargos de nível fundamental

09/01/2015 09:57
Da Redação

Um Auxiliar Legislativo do Senado ganha remuneração inicial de R$ 11.291,10. Exige-se apenas que tenha o Nível Básico, que corresponde ao Fundamental. Já a média salarial que se paga a professores com nível superior (40h) em dezessete redes estaduais Brasil afora é apenas R$ 2.676,61, incluindo aí o Distrito Federal, Amapá, Maranhão e Tocantins, locais onde os docentes ganham melhor. Ver quadro demonstrativo no final da matéria.

No geral, professores com formação superior e dois turnos de trabalho ganham em média 49% da remuneração inicial de um servidor de nível médio em vários cargos do Governo Federal, Judiciário e Legislativo. Como se nada soubesse, o governo  Dilma ainda fez corte em mais de 9%  no reajuste legal do Piso Nacional do Magistério para 2015, ao mesmo tempo em que repete a todo instante que o lema desse seu segundo mandato é "Brasil, pátria educadora". Ver quadro demonstrativo no final da matéria.

Somente uma forte mobilização dos docentes em todo o país pode reverter esse vergonhoso quadro da educação básica pública brasileira. E isto precisa ser feito inclusive passando por cima de direções governistas de sindicatos, que nada fazem senão cumpliciar com o poder público. Ver quadro demonstrativo no final da matéria.

Vide, sob essa questão do peleguismo, o caso da CNTE, confederação que congrega e é sustentada financeiramente pelo dinheiro descontado nos contracheques dos professores e que vai para os sintes de todo o país. Além de não denunciar o golpe dado no piso do magistério em 2015, publica em seu site que, "para este ano, o percentual de correção do piso deve atender a expectativa de cumprimento da meta 17 do Plano Nacional de Educação". Ou seja, usa o dinheiro dos próprios docentes para tentar justificar os golpes do governo.

Mas, para além disso, as lutas dos professores em todo o país devem continuar.

Envie e-mail

by FeedBurner