PSTU, ultraesquerdismo ou inconsequência?

22/09/2015 00:37
Por Rafaella Passos, Geógrafa (Crédito da imagem: site do PSTU)

O PSTU tem defendido de forma clara a derrubada do governo Dilma. Para tanto, elenca uma série de razões, baseadas no fato público de que o governo da atual presidenta, principalmente de janeiro para cá, tem intensificado ataques e mais ataques aos direitos da classe trabalhadora, como ajuste fiscal, restrições ao seguro desemprego etc, etc, etc...

No entanto, o PSTU se diz contra o impeachment, sob a alegação de que não adiantaria retirar a Dilma para botar o Temer, Cunha ou quem quer da "corja deles" que seja. Na prática, pelos fatos, o PSTU não quer derrubar a presidenta mas ao mesmo tempo quer derrubar a presidenta, pois crê que seja possível tirar o governo pela esquerda, possivelmente com eles (PSTU) no comando, e instaurar uma próspera e paradisíaca era socialista em nosso país.

Por conta de tal mirabolante, confusa e risível política, evidentemente feita sem qualquer análise ou caracterização, o PSTU tem alfinetado, com uma espécie de "lança do dragão", todos os que denunciam o processo golpista ora em curso, acusando-os de servirem ao governismo direitista do PT. Ou seja, o Pstu migrou do ultraesquerdismo para a inconsequência.

Ora, qualquer aprendiz sensato de política é capaz de ver que, na atual conjuntura mundial, não há o menor sinal de que se possa derrubar a burguesia em nenhum território, em particular em um país gigantesco como o Brasil. Não há nenhuma organização internacional ou nacional de esquerda que possa dar suporte a uma tarefa como essa. Os próprios atos que o PSTU, sua central Conlutas, o PCB e setores do PSOL organizam em torno da política "Basta de Dilma" são eméritos fracassos, não pelo tamanho em si, mas porque o centro da política que defendem não tem eco no seio da classe trabalhadora.

Assim, se é sensato dizer que quem denuncia o golpismo reacionário do PSDB e cia favorece o governo e o mandato direitista de Dilma, também o é que quem faz unidade em torno da política golpista tucana vira serviçal vermelho de fascistas. O que é mais regressivo? Seria impossível denunciar as medidas recionárias de Dilma e ao mesmo tempo eximir-se de ajudar nas ações quem quer derrubar o governo para aprofundar essas mesmas medidas? Só loucos inconsequentes respondem que sim.

O que o PSTU precisa compreender, enquanto ainda há tempo, é que a direita reacionária quer derrubar o governo petista para impor uma agenda muito mais dura do que o próprio governo atual já impõe. Neste sentido, eles não escondem que mesmo os modestíssimos reajustes do salário mínimo têm que ser freados. Não escondem também que querem privatizar o Banco do Brasil, Caixa, Petrobrás, BNDES e uma vastíssima lista de outras empresas, inclusive escolas e hospitais públicos estaduais e municipais. E mais: querem revogar a CLT, isto é, extinguir 13º, férias remuneradas, multa em caso de demissão involuntária, aviso prévio....

E aí, nobres camaradas, como iremos enfrentar as feras? Com lutas, certamente o Pstu poderá nos responder. E vocês acham que essas lutas terão que tipo de respostas? Diálogos na Sala de Justiça? Não, um governo tal como Aécio, Cunha e escroques tipo Bolsonaro defendem nos tratarão é à bala! Não à toa, já cassaram antecipadamente até o direito do próprio PSTU participar de horário eleitoral de rádio e TV. Não haverá conversa, mas muita repressão. Nessa fase atual do capitalismo não há margem para concessões. O PSTU parece não ver o perigo que ele mesmo corre.

Aliás, por falar em repressão, foi justamente por subestimar o reacionarismo de direita que o PSTU, na época Convergência Socialista, deixou que seu dirigente máximo Nahuel Moreno e vários outros ativistas de sua organização fossem presos no Brasil em 1978, pelo governo ditador militar do general Geisel. Segundo os próprios dirigentes do atual PSTU, isto quase equivaleu a uma sentença de morte a Moreno, vez que houve o perigo de ele ser deportado para a Argentina, para ser morto pelo governo sanguinário de Videla. E tudo porque avaliaram que o general Geisel já era um democrata e iria permitir que Moreno permanecesse no Brasil conspirando contra a ditadura militar. Para salvar a pele de seu líder, pediram socorro até ao Fernando Henrique Cardoso. Ou seja, tal como antes, o PSTU brinca agora com fogo novamente. Será que FHC os socorrerá de novo?

PSTU, PSTU, crie juízo. Deixe de ser inconsequente.

Envie e-mail

by FeedBurner