Propostas de Temer para a Educação são verdadeiras bombas, diz especialista

25/05/2016 15:59

Da Redação

O golpista Michel Temer (PMDB) até agora só apresentou 'propostas-bomba' para a educação pública do país. Segundo o educador Fábio M Negromonte, especialista na área, "a impressão que dá é que Temer quer implodir as escolas públicas brasileiras".

O Dr. Fábio alerta que é um crime a medida já anunciada pelo governo de retirar do orçamento público a obrigatoriedade dos repasses constitucionais de 25% que gestores usam para manter escolas e seus profissionais nos estados e municípios do país. "Com menos dinheiro, até a merenda das crianças pode faltar ou no mínimo ficar muito pior", denuncia.

Outro explosivo, desta vez mais diretamente na cabeça dos professores, é a ideia de mudar a Lei do Piso Nacional do Magistério para criar uma política de 'bônus salarial' para os docentes. Para o educador, isto é um retrocesso, pois eliminará os reajustes lineares anuais previstos na Lei 11.738/2008 em troca de um abono para quem melhorar o desempenho dos alunos e cumprir outros pré requisitos.

Explica o Dr. Fábio que o bom desempenho dos alunos não é um fenômeno ligado apenas à atuação dos professores em sala de aula. Há a questão do aparelhamento das escolas, que sempre influencia, e todos sabem que no Brasil isto continua muito precário. Há o ambiente familiar do aluno, que muitas vezes também não ajuda. E há também o aspecto cognitivo individual de cada discente. Uns são mais talentosos. Outros, não. Portanto, querer instituir essa política de bonificação "é só mais um pretexto para excluir a maioria dos ducadores de qualquer valorização salarial", pondera.

Por fim, lembra também o educador que Temer e seu ministro Mendonça Filho já anunciaram cortes no ProUni, Pronatec e Fies. "É uma bomba maior que a outra", conclui.

 

Envie e-mail

by FeedBurner