Greve conquista redução da jornada de trabalho para os servidores do TJ-PI

21/03/2014 09:09

Da Redação

Os servidores do TJ-Pi conquistaram a redução da jornada de trabalho de sete para seis horas. Ganho é resultado da forte greve que fizeram neste mês de março. O movimento durou duas semanas. Categoria conseguiu também que o reajuste salarial programado para maio fosse antecipado para abril e ainda a realização de concurso público para breve.

Resistência

Acampados em frente ao imponente prédio do tribunal, os servidores resistiram às pressões da direção do TJ-PI e fizeram muitas denúncias contra desembargadores e juízes, sobretudo quanto ao arrocho salarial e à jornada ilegal de trabalho a que estavam submetidos. O presidente do Sindjus-PI, Carlos Eugênio (foto), criou até uma alegoria com uma chibata, que utilizou de forma incisiva e bem humorada para combater os chefões do tribunal.

Outros escândalos foram também denunciados, como uma esdrúxula portaria dos magistrados que proibia "servidores comuns" de usar elevador junto com os "altos" mandatários da casa. A greve fez cair também essa imoralidade. 

Os resultados dessa greve no TJ-Pi demonstram que é possível romper a barreira dos patrões (públicos ou privados) e conquistar avanços para os trabalhadores. É um bom exemplo a ser seguido.

Envie e-mail

by FeedBurner